domingo, 27 de novembro de 2011

Guia de cuidados para o verão, continuação!

´

Sumimos? Não, estamos aqui com vocês!

No post anterior, falamos sobre quais são os cuidados que você deve tomar, pra curtir o verão saudável e sem procupações com micoses ou doenças chatinhas dessa época do ano. 

Falamos sobre a pele, e agora vamos trolar sobre Herpes Labial.

Mais de 90% das pessoas já entraram em contato com o vírus que causa essa doença, mas nem todo mundo a desenvolve. As pessoas predispostas apresentam uma condição que se caracteriza por um período inicial de dor e ardência no local, com posterior aparecimento de vesículas que se rompem e formam crostas. São bastante dolorosas.
A doença não tem cura e evolui com períodos de piora, intercalados com longos períodos sem nenhum sintoma nem sinal. Entre os fatores que desencadeiam uma crise estão: exposição excessiva ao sol e estresse. O tratamento durante a crise pode ser feito com pomadas ou comprimidos.

Algumas dicas para prevenir o contágio:
  • evitando contato direto com as feridas se alguém estiver com uma infecção por herpes ativa;
  • não compartilhando copos e utensílios de cozinha;
  • dormindo por pelo menos 8h;
  • tendo uma dieta saudável;
  • evitando os fatores que desencadeiam a ativação.
  • evitando ficar muito tempo exposto ao sol.
Na próxima matéria sobre saúde, daremos mais dicas sobre o verão saudável. #VerãoSaudável2012

Saúde bebês.

Danny Andrade.
(Leia mais...)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Guia de cuidados para o verão.



É meninas o verão está chegando e, com ele, as férias.
Não importa o local onde você decidiu pegar sol (no quintal de casa, no clube ou na praia), existem vários cuidados que você deve tomar para que sua diversão não seja interrompida por problemas de saúde. Essas precauções valem para todas as pessoas, inclusive quem tem a pele mais escura, porém os grupos de maior risco são as crianças e os idosos.
Ninguém merece aquelas coisinhas chatas que vem como contra-peso no verão, não é meninas!
Por isso, preparamos um guia de verão, no qual abordamos alguns conceitos importantes, relacionados a várias situações que podem ser vivenciadas na próxima estação do ano. Leia com atenção e, em caso de dúvidas, procure um especialista para maiores esclarecimentos.

Cuidados com a pele

No verão, alguns tipos de doenças de pele tornam-se mais comuns. Entre elas, destaquei as micoses (infecções por fungos ou “bolores”). Além disso, é do conhecimento comum que a exposição excessiva ao sol, sem proteção, contribui para o envelhecimento da pele e pode levar a pessoa ao desenvolvimento do câncer de pele. Além da exposição ao sol, o aumento da transpiração, o contato com a areia e com piscinas com água contaminada e vestiários de uso comum são fatores que favorecem o aparecimento das doenças de pele (exceto o câncer).

Entre as micoses, vamos destacar algumas:

• Ptiríase versicolor: micose não contagiosa, que se caracteriza por lesões claras, mas que podem ser avermelhadas. Geralmente são descamativas e podem ser únicas ou múltiplas. Sem outros sintomas associados.
• Tinha ou “impinge”: são lesões em anel, com bordas vermelhas, que coçam bastante e podem descamar também. Podem surgir em qualquer parte da pele, mas são bastante comuns nas regiões de dobras. São adquiridas pelo contato com animais (cão, gato) ou com roupas de banho e areia contaminada.

Essas micoses são facilmente tratadas, e podem ser prevenidas.

Evitar ficar períodos prolongados com roupas úmidas; cuidados adequados com a higiene; não compartilhar roupas e toalhas; usar roupas íntimas de algodão (evitar os sintéticos), pois absorvem melhor o suor, são cuidados essenciais nesta época...
Na próxima semana continuaremos falando sobre a pele, fiquem ligadas, porque tenho várias dicas de prevenção pra tornar o seu verão mais saudável e divertido. Divirtam-se!

Danny Andrade.
(Leia mais...)

OBRIGADO PELA VISITA