sábado, 24 de setembro de 2011

Futebol é só para os homens?


Digo para vocês meninas, que não! E provo viu!
Há séculos os homens dominaram o esporte, desde a Grécia antiga como prática competitiva em função da religião, status, força e poder. Já a mulher, Sempre foi Sinônimo de fragilidade, beleza e submissão.  Até que por ironia do destino um homem, chamado Thomas Hobbes, teve as primeiras idéias de igualdade esportiva, física e mental entre homens e mulheres. Mesmo não tendo respaldo em suas palavras, este homem teve visão pioneira a cerca do futuro.Mas eis que em 1900, rompendo barreiras, as mulheres se inserem nos jogos olímpicos nas modalidades de golfe, tênis e iatismo, ganhando inclusive, premiações.  Sem apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI), nem da Federação Internacional de Atletismo Amador (FIAA). Alice Milliat funda, em 1917, a Federação Esportiva Francesa Feminina. Foi assim que, em 1920, setenta e seis mulheres de doze países competiram nas Olimpíadas da Antuérpia.  Em 1921, Foi fundada a Féderation Sportive Feminine Internationale (FSFI), consagrando de vez a luta feminina pela sua inserção no esporte. 
Sabiam de tudo isso? 
E tem mais!

No futebol não foi diferente.

No Brasil, o futebol foi introduzido por Charles Miller após viver alguns anos na Inglaterra, país que criou a primeira associação de futebol o “Football Association”.
Até que nos anos 60 as mulheres reivindicaram o seu papel na sociedade, acharam o seu espaço na sociedade e também no esporte, e principalmente no futebol, além de nomes como os de Ronaldo fenômeno, Kaká, Neymar e etc, temos uma mulher que se destaca, a Marta, não somente ela, mas milhares de outras meninas que brilham como jogadoras de futebol. 
Futebol não é só para homens, ele foi conquistado a ser um direito de todas as meninas também!




# Por isso meninas, no dia 08 de Outubro Convocamos a todas, para o Driblando o Crack RJ a presença de vocês será de grande importância, vamos tirar essa pedra do caminho de milhares de pessoas, vamos driblar o crack juntas, porque mulher também é esporte, mulher também gosta de futebol. Inclusive pesquisamos a lista das 10 mulheres mais importantes no esporte, e no topo da lista está a boleira:
  1. Marta (Futebol)
  2. Hortência (Basquete)
  3. Maria Esther Bueno (Tênis)
  4. Sandra Pires (Vôlei de Praia)
  5. Maria Lenk (Natação)
  6. Fofão (Vôlei de Quadra)
  7. Maurren Maggi (Atletismo)
  8. Fernanda Keller (Triathlon)
  9. Daiane dos Santos (Ginástica)
  10. Magic Paula (Basquete)
___           
Então Meninas, Nos Vemos Lá!  


Maiores Informações: Site Juventude Carioca
Por Danny Andrade| VPR JARDIM AMÉRICA

2 comentários:

OBRIGADO PELA VISITA