Não é só a pele e os lábios que precisam de proteção.
Os olhos também sofrem a ação de agressores, como os raios ultravioleta, podendo haver aumento do risco de doenças como a catarata. Use óculos escuros, que bloqueiem pelo menos 99% da radiação ultravioleta.
Mas esse não é o único problema que ameaça a saúde dos olhos, no verão. Outro problema (e dos chatos), é a conjuntivite, que é caracterizada pela inflamação da conjuntiva. Não é uma doença grave, mas é incômoda e contagiosa, e deve ser tratada. A conjuntivite pode ser causada por vírus ou bactérias, que requerem tratamentos também distintos.
Os sintomas são: presença de olhos vermelhos e lacrimejantes, dor, sensação de que há areia nos olhos, dor ao olhar pra luz, pálpebras inchadas. No caso das bacterianas, há uma grande produção de secreção amarelada e, pela manhã, a pessoa acorda com as pálpebras “grudadas”. Já nas conjuntivites viróticas, a produção de secreção é bem menor, e a mesma é clara.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de objetos contaminados, como toalhas, travesseiros e lençois. Outra forma de contágio é o banho em piscinas contaminadas ou praias poluídas. O tratamento da conjuntivite bacteriana é feito com uso de colírios de antibiótico. No caso das viróticas, o tratamento consiste em lavagem e manutenção de cuidados de higiene.
Para prevenir essa doença, mantenha hábitos de higiene adequados; evite coçar os olhos; use lenços descartáveis, quando necessário; use travesseiros individuais; evite usar objetos de pessoas com a doença; evite piscinas com água não tratada e o uso de lentes de contato nessas situações; cuidados básicos com as lentes de contato.
Amores, essa dica é pra que vocês não fiquem com os olhinhos vermelhinhos em pleno verão! #VerãoSaudável2012
Danny Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário